Tributo aos Professores

Depois de dois anos lectivos repletos de trabalho, dedicação e muita brincadeira os alunos do 11ºE têm umas coisas a ajustar, até porque alguns dos nossos professores vêem-se obrigados a “abandonar o barco” antes do final da viagem, não podíamos deixar de mostrar a nossa gratidão àqueles que nos ajudaram nesta jornada; aqueles que nos ensinaram da melhor maneira tudo aquilo que sabiam. Foram compreensivos, atenciosos, as vezes mauzinhos, mas sempre nossos amigos, sempre a pensar no que seria melhor para nós. E como já referido antes, vemo-nos forçados a deixar alguns professores para trás, contudo não queres que estes dois anos passem assim, em branco, queremos deixar um forte marca, por isso temos algumas coisas para dizer.

Este artigo não é dirigido para um ou outro professor, mas sim para todos os que nos acompanharam e ainda vão acompanhar no próximo ano. É triste ter que deixar alguns deles para trás (até mesmo o professor Jorge Lopes, que só nos acompanhou um ano), afinal passamos muito tempo juntos, partilhamos muitas coisas com eles e isso sem dúvida que nos deixa saudade. Obviamente que por nós eles continuavam connosco, até os levávamos para a universidade, mas como não podemos ter tudo, deixamos algumas palavra que apesar de não serem suficientes para descrever o tempo passado com eles, mostram o nosso carinho e apreço por tudo o que fizeram.

Partiremos então do geral ao particular. A todos os professores agradecemos a paciência, a amizade, a compreensão, os sermões, as historias que partilharam connosco e cada momento com eles passado agradecemos também todo o a vontade que nos proporcionaram.

A nossa directora de turma Fátima Esteves, agradecemos o excelente papel que desempenhou como tal e até mesmo algumas das lições de moral que ouvíamos. E ficamos esperançosos que para o próximo ano continue connosco, sempre presente e sempre com o seu incondicional apoio.

Ao professor Pedro Alves ou Galo-Mor, como preferirem, agradecemos a forte amizade, a sua maneira de dar aulas e a sua grande proximidade connosco. Deu-nos força em todas as alturas e sempre achou que todos nós somos capazes de alguma coisa. A ele só cobraremos a prometida dança do “Rumba” e os bolos de borla por ele prometidos no nosso blogue.

A professora Lina Marinho temos a dizer que podemos não ser um exemplo de alunos de literatura portuguesa contudo nada do que ela nos disse foi em vão, os resultados podem é demorar até estarem a vista mas valeu a pena. Temos que agradecer também o facto de ter partilhado connosco o seu basto leque de conhecimentos literários e não só.

Ao professor Jorge Lopes, o nosso historiador preferido agradecemos a sua grande revelação na viagem de estudo, que para nós foi o ponto alto da nossa relação com ele. Agradecemos também todas as vezes que parou a aula meio chateado, para nos dar sempre o mesmo raspanete.
A professora Paula Faria, agradecemos o carinho que nos deu sempre, agradecemos também o facto de ter partilhado connosco todas as suas histórias enquanto directora de uma instituição, sentimo-nos depois disso, mais ricos e humanos.

A professora Maria José e a professora Filomena agradecemos o excesso de paciência e a sua grande benevolência connosco.

Ao professor Peixoto, agradecemos as excelentes notas que nos deu, as conversas interessantes e de risota que este nos proporcionou e o grande momento de fado na despedida deste 11º ano.

Não podíamos deixar de referir a professora Bruna, a qual desejamos a maior sorte e sucesso na sua futura carreira. Esperamos por novidades.

Não temos muita mais a dizer, pois teríamos aqui pano para mangas, e também não queremos ser demasiadamente lamechas, apenas queremos que entendam a mensagem.

Até para o ano!

A turma 11ºE.

Em breve....


Criatividade...

Cada coisa, sua utilidade mas nem sempre é assim! Por vezes uma coisa, várias utilidades! Contudo verás como a criatividade e a imaginação ultrapassa fronteiras, basta apenas pensar e agarrar-se ao trabalho. :D

Preservativos na China:

























































Percebes agora porque é que os chineses são mais (muito mais!!!) que as mães?
Eles ainda não perceberam como é que devem usar os preservativos =D


Chegou a hora...

Caras Raízes chegou o tão esperado momento de mostrarem o que os vossos Cérebros realmente valem, o momento de aplicarem tudo o que estudaram (ou não) o exame vai decidir muita coisa, por isso calma, concentração e façam uma boa leitura do exame, isso é o mais importante porque para quem pouco ou nada estudo alguma coisa conseguem fazer.
Não vai doer, nem um bocadinho mais uma vez o que se pede é calma, vai correr bem e se não correr há sempre a 2º fase e para o ano também há mais ;)
Contudo nós não queremos meter medo, só desejar muita muita sorte e esperamos que todos tirem boas notas. Vamos mostrar aquilo que valemos e deixar os nossos professores orgulhosos
Depois comentem a dizer como correu :)

Brincando as trocas e baldrocas de dinheiro.


A notícia do momento, transferência do grande jogador Cristiano Ronaldo, a transferência milionária, 93 milhões de euros. Coisa pouca para quem tanto brinca com o dinheiro, é o sector que pelos vistos não entrou em crise e que não entrará. Agora reparem na ironia de toda a situação. Estes últimos meses somos bombardeados com noticias sobre a crise, ora são empresas a fechar, bancos a falir, trabalhadores a protestar aquilo que realmente é seu por direito, pessoas a perder o pouco que têm e a ficarem cada vez mais miseráveis, vemos os pedidos de auxilio ao Banco Alimentar Contra a Fome a aumentar, eu que acho que grande parte da crise já é mais psicológica que outra coisa, sinto-me como certamente muitos se sentem indignada com esta situação. Mas mais indignada fiquei quando pela primeira vez vi a notícia da magnífica transacção. Expliquem-me como é que é possível termos pessoas a morrer a fome e outros gastarem assim 93 milhões de euros, milhões esses que bem distribuídos matariam a fome a tanta gente, que deixavam tanta gente bem, pessoas que realmente necessitaria do dinheiro.

Sinceramente é ridículo darem tanto dinheiro por uma pessoa que se vai limitar a correr atrás de uma bola até marcar golo. Poupem-me! Se ele ainda fosse fazer alguma coisa de muito bom para a sociedade eu até ia tolerando agora assim, é gozar com quem não tem nada na vida, gozar com quem perdeu tudo. Não consigo entender, o rapaz até pode ter uns “pezinhos de ouro” mas a valerem tanto? E as “mãos de ouro” de muitos médicos, enfermeiros, bombeiros (e de muitas outras profissões), quanto valem? Nunca nenhum deles ganhará nem um terço do valor da transacção e fazem muito, muito mais que chutar uma bola. Para não falar na instrução de muitos deles, que não se fica pela escolaridade obrigatória. Não quero por em causa a cultura de ninguém, mas nós jovens paramos para pensar e concluímos que tirar um bom curso superior sem garantias de emprego, porque hoje em dia é assim mesmo, e talvez um curso bem mais louvável do que pontapear a bola e quase nunca ganharemos tanto como ele vai ganhar, nunca seremos transferidos de empresa para empresa por 93 milhões de euros, por exemplo. Pelo menos eu conclui isso e parte da minha indignação passa também por aqui.


O mundo de facto nunca foi justo nem nunca será!

Ajudinha para os exames ;)

Minha gente o nosso Galo-Mor (Prof. Pedro, para quem não sabe) criou uma pasta virtual aqui na net, e pediu para divulgar.
Então essa pasta consiste no seguinte, podemos colocar informações relativas ao exame, colar duvidas e esclarecer as de outros e podemos também colocar matéria. A essa fantástica pasta que já lá tem muita coisa as Raízes vão apelida-a de "Estudo Virtual em Conjunto" (Só para sermos diferentes).
Contudo quem quiser aceder a pasta para acrescentar ou modificar documentos tem que se registar, para isso mandam um mail ao Galo-Mor que ele trata disso, sempre que acrescentarem um documento têm que obedecer a regra de identificação do documento que é feita assim: ano - disciplina - autor / pesquisador (ex: 10ºano - geografia - maria alice).
Pedimos encarecidamente para NÃO APAGAREM NADA, porque todos podemos precisar do que lá irá constar.


Acedam ao Estudo Virtual em Conjunto no seguinte link:



Mais informação disponível no Clique.


Dia De Camões

O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é pois um tributo à data do falecimento de Luís Vaz de Camões em 1580, é utilizada para relembrar os feitos passados do povo lusitano e também os milhões de Portugueses que vivem fora do seu país natal.

"Foge-me, pouco a pouco, a curta vida,
Se por acaso é verdade que inda vivo;
(...) Choro pelo passado; e, enquanto falo,
Se me passam os dias passo a passo.
Vai-se-me, enfim, a idade e fica a pena."
Luís de Camões

Resultados Finais do Cliquesuperblog



Finalmente o tão aguardado Resultado do Concurso Cliquesuperblog! Somos os vencedores! Estamos de parabéns!
Começamos com pouco, e acabamos com esta Grande vitoria! O projecto deu e esta a dar frutos, e da minha parte é para continuar!
Parabéns também a nós meninas, que demos o nosso melhor em prol da turma e deste nosso Blog, isto deu para ver que o esforço compensa e que o nosso tempo não foi perdido!

Resta-nos dar os parabéns aos restantes concorrentes, que estiveram á altura!

Já agora, deixo um apelo ao Máfia Russa para se desmascarar! Queremos saber quem es! :D

A porta do terror...

O 11ºE teve o prazer de filmar as reacções a auto-avaliação de geografia, reacções essa variadíssimas, mas lá no fundo ficaram todos satisfeitos.. É um momento em que muitos se sentem injustiçados ou que simplesmente não gostam, mas é útil e necessário, pois o poder de se saber auto-avaliar também conta.

Aqui ficam as reacções dos meninos e meninas do E !

O 11ºE e os exames nacionais

As enraizadoras aqui do nosso blogue, tiveram a ideia de ir fazer uma sondagem pela turma, de como achavam que iam ser os exames... E aqui temos os resultados, uns mais descontraídos que outros, mas todos com o medo de como será o exame!

E o resto do pessoal, como acham que vão correr os exames?

Já paras-te para pensar??

Às vezes qualquer coisita, de um modo ou de outro, nos incomoda! Mas já pararam para pensar nas outras pessoas que não têm nada? Naquelas pessoas que não podem usufruir do que às vezes tens possibilidade? Naquelas pessoas que, maioritariamente, não têm Pai nem Mãe? Não têm carinho e atenção? Não têm um único aconchego? Que às vezes morrem por não terem comida?

Há alturas em que devemos pensar, pensar e pensar e não nos devemos queixar daquilo que temos e não nos podemos zangar por não ter determinadas coisas que tanto queremos!

Porque enquanto uns têm TUDO, outros não têm NADA!!





--> Reflectir ajuda-nos a crescer!

Atenção professores, os maus alunos até têm desculpa!

Esta época que se aproxima é de muita concentração e estudo, eu sei que é cansativo estar sempre a falar do mesmo. Mas desta vez trago-vos uma "desculpa" bem fundamentada para aqueles que reprovam, ou que tiram notas menos boas.

Pergunta: Afinal não tempo para estudar, porquê?
Resposta: Então é o seguinte:
Um ano tem 365 dias para podermos estudar.
Depois de tirar 52 domingos, só nos restam 313 dias.
No verão há 50 dias durante os quais faz demasiado calor para poder estudar.
Assim restam-nos 263 dias.
Dormimos 8 horas por dia, isso equivale a 122 dias por ano.
Agora temos 141 dias.
Se nos derem 1 hora por dia para fazer o que nos apetecer, 15 dias desaparecem, assim restam-nos 126 dias.
Gastamos 2 horas por dia a comer, o que é igual a 30 dias usados, sobram-nos apenas 96 dias no nosso ano.
Gastamos 1 hora por dia a falar com amigos e familiares, o que nos tira 15 dias, restando-nos assim 81 dias.
Exames e testes ocupam no mínimo 35 dias do nosso ano, portanto só nos restam 46.
Tirando aproximadamente 40 dias de férias e feriados, ficam-nos apenas 6 dias.
Podemos dizer que no mínimo estás 3 dias doente, ficamos então com apenas 3 dias para poder estudar, mas também tens que aproveitar 2 dias para saíres, no final das contas só te sobra um dia, coincidência das coincidências esse dia é o teu aniversario e ninguém estuda num dia de celebração.
Concluindo, não sobram dias para estudar...


Com uma vida tão atarefada ainda querem que os alunos tirem boas notas?!
Coitadinhos.. Eheheh!!

Gripe A... Algumas informações!

O que é a gripe A?
-
A gripe A é uma gripe humana provocada pelo novo vírus da Gripe A ( H1N1). Na generalidade a doença tem-se mostrado ligeira e sem grandes complicações embora em alguns casos tenha atingido uma certa gravidade elevada!

Quais os sintomas?
-
As pessoas infectadas com o vírus, geralmente apresentam sintomas muito semelhantes aos da gripe vulgar: febre, tosse, nariz a pingar, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, arrepios, fadiga e, por vezes, vómitos e diarreia.

Como se transmite?
-
A transmissão deste novo vírus parece ser idêntica ao da gripe vulgar. O vírus espalha-se de pessoa a pessoa através das gotículas que são naturalmente lançadas quando alguém fala, tosse ou espirra.
O contágio pode também verificar-se indirectamente, quando as gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa afectada poisam nas mãos ou noutras superfícies (exemplo: maçanetas das portas, torneiras etc...). As outras pessoas poderão contaminar as mãos ( ou ao darem um aperto de mão ou ao tocarem em superfícies) e de infectarem-se ao levá-las de seguida aos olhos, á boca ou ao nariz..

O vírus da Gripe A pode ser transmitido através do consumo de carne de porco ou derivados?
-
Não! Tanto a Autoridade Alimentar Europeia de Segurança Alimentar, como o Centro Europeu de Controlo de Doenças desconhecem qualquer evidência científica que sugira a possibilidade de transmissão do vírus por consumo de carne de porco e seus derivados, desde que devidamente confeccionada.

O que está a ser feito em relação a esta doença?
-
Actualmente, esta gripe pode ser tratada com medicamentos antivirais específicos. No entanto está a ser preparada uma vacina que proteja os humanos do novo vírus da Gripe A (H1N1).

Alguns conselhos:

--> Lava as mãos com frequência!
Após tossir e espirrar, e antes das refeições. Utiliza água e sabão ou soluções á base de álcool.

--> Quando tossires ou espirrares cobre a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou com o braço e NUNCA com as mãos.

--> Coloca os lenços de papel usados no caixote do lixo e lava as mãos de seguida.

Se tiveres sintomas de gripe e fores a um serviço de saúde, pede uma máscara e coloca-a!

Se apresentares sintomas de gripe e tiveres viajado para áreas afectadas ou ter tido contacto com alguém doente com a Gripe A.... Fica em casa e liga para a Linha de Saúde 24.


Linha de Saúde 24
808 24 24 24

Protege-te a ti e aos que te rodeiam ...

1 de Junho - Dia Mundial da Criança

Criança, tu és o conforto
Criança, tu és o amor.
Tu, que tens
alegria nos teus olhos
E que aos outros ofereces amizade;

Tu, que
caminhas
Sem maus pensamentos
E que amas
Sem rodeios Vem ...!
Vem comigo.
Dá-me a tua mão.
Criança,
Tu és o símbolo
Do amor
Da paz
Da liberdade.
Tu és o fruto
Da inocência
E da pureza.
Criança
Ajuda-nos a construir
Um mundo bom,
Como tu
Estrela brilhante!

(Poema de Paula Perna)


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Criança… e podemos dizer que somos umas crianças autênticas apesar de tudo que nos rodeia! Escusas negar, quantas e quantas vezes tu não tens atitudes de criança? Quantas vezes o teu comportamento não é de criança? Quantas vezes tu queres miminho? Quantas vezes tu queres um abraço carinhoso? Quantas vezes não amuas quando te dizem que está errado? Quantas vezes os teus pensamentos não são acriançados?

Pois é, hoje dia 1 de Junho, é um dia muito especial e não podíamos deixar de falar nele. È o dia em que todas as crianças deste mundo são valorizadas, é um dia em que tentamos faze-las felizes para além do dia-a-dia, digamos, um dia diferente!

As crianças são os seres mais puros, inocentes (quando se lembram :D), são o símbolo da pureza e transbordam uma enorme alegria e energia e que para além de ás vezes fazerem chatear são sempre um miminho.

Quanto a ti que estás aí desse lado, a ler o nosso textinho, tenho a dizer que não foges á regra porque nós sabemos que tens uma criança dentro de ti (ai tens :D), e escusas de negar porque todos nós temos uma criança bem cá dentro, só que lá no fundo ela está bem escondida e por vezes poufff… solta-se!

Não te envergonhes de ser assim, ser CRIANÇA é a coisa mais linda que temos na nossa vida!

Não será de esquecer dizer que está sempre connosco a criança mais rebelde e mais peste na nossa turma que ninguém poderá imaginar nem sequer passa pela cabeça de qualquer um! Pois é! Sabe fazer birra, sabe chantagear, sabe ser querida, sabe brincar , é a menina mais novinha da turma ( acho que isso explica tudo :D) e é muito brincalhona e muito acariciada por todos!
Apresentamos a nossa peste: RITINHA
Esta é para ti minha queridona :D